sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Onde vivem os monstros

Boa noite!

Antes de mais nada, que informar que a partir desde post não irei mais atribuir notas aos filmes, apenas uma opinião final, que seria a "recomendação" que dou atualmente...Voltando a falar dos filmes, que é o que importa, está semana vou comentar o filme "Onde vivem os monstros".

Sinopse: O filme conta a história de Max, um menino com certos problemas de comportamento. Um dia, após discutir com a mãe ele foge de casa e vai parar em uma ilha vivida por monstros, onde ele conhece Carol (James Gandolfine, de Os Sopranos), o bode Alexander(Paul Dano), Judith (Catherine O'Hara), Ira(Forest Whitaker ), Touro(Michael Berry Jr. ) e Douglas (Chris Cooper ) e KW (Lauren Ambrosea Claire de A Sete Palmos). Nesta ilha ele é declarado Rei.

O filme: Lembro de ter ficado com um nó na cabeça depois de ver "Quero ser John Malkovich" e maravilhado ao ver "Adaptação", dois de uma gigante lista de favoritos, o que fez com que qualquer projeto relacionado a Spike Jonze atrais muito a minha atenção.

Quando vi o primeiro trailer de Onde vivem os monstros comecei a contar os dias para ver o filme. O trailer é simplesmente maravilhoso, as cenas, a musica...tudo emociona, é tocante ver a relação entre o garoto Max e os Monstros.

Quando terminei de ver o filme disse a seguinte frase a minha amiga que via o filme comigo: "O trailer é melhor...", não que o filme seja ruim, muito pelo contrário, é bom, mas apenas isso. A história não é emocionante e pouco envolvente, o tempo demora pra passar dentro da sala de cinema e não acontece muita coisa durante o filme todo. O roteiro, adaptado pelo próprio Jonze e Dave Eggers, teve a ingrata tarefa de adaptar um livro de 36 paginas, feito para ser lido em pouco tempo com ilustrações de página inteira.

As atuações são muito boas, mesmo com a história fraca, o garoto Max, interpretado por Max Records, foi uma ótima escolha e soube expressar bem a mistura de revolta, medo e carência existente em cada criança e o elenco de dubladores da um show a parte, com muito destaque para Lauren Ambrose e sua personagem KW.
A trilha sonora, feita por Karen-O, vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs é muito boa em certos momentos e em outros acaba atrapalhando a condução dos diálogos...senti muita falta da música Wake up do Arcade Fire, que toda no trailer (novamente o trailer...).

No fim, juntando tudo isso, não temos um filme infantil e nem adulto...não sei definir muito bem qual o melhor publico para o filme, já quem diálogos demais para uma criança e é arrastado demais para o grande público. É um filme diferente de muita coisa que já e ao mesmo tempo não é exatamente original quanto os outros filme de Spike Jonze...acho que faltou um roteiro de Charlie Kauffman...
Recomendação: Não leve seus filhos pra ver...alugue em casa e assista em um dia frio de baixo do cobertor e um balde de pipoca...

Um comentário:

Luis Galvão disse...

Esse filme está sendo bastante elogiado por TODOS. Talvez seja o mais subestimado do ano, não sei. Estou me controlando para não baixar e esperar lançar no cinema daqui.