quarta-feira, 15 de julho de 2009

Nem bom, nem ruim...apenas mediano.

Boa noite!
Sou leitor de Harry Potter desde muito antes do primeiro filme estrear e tenho um grande problema em saber separar livro de filme. Sei que é tudo uma adaptação do livro e que seria impossível condensar toda a história em apenas 2h30 e sempre que vou assistir a um novo filme vou com o mesmo pensamento "Esqueça o livro, curta o filme", mas é muito dificil. Vamos a critica deste novo:

Sinopse: Neste filme acompanhos Harry descobrindo um pouco mais sobre seu grande inimigo Voldemort e quais as terriveis magias que ele fez para impedir a sua morte, além disso vemos o amadurecimento do relacionamento entre os três personagens em suas vidas amorosas.

O filme: Ontem (ou hoje dependendo do ponto de vista, já que peguei a sessão da 00:01) fui ver o novo filme, Harry Potter e o Enigma do principe e eis o que achei: É bom filme, divertido, engraçado, não é o melhor e nem o pior da série, apenas mediano.

Obviamente, muito do livro foi cortado, mas o que ficou conseguiu contar bem a história e pequenos fatos que passam despercebidos neste filme, mas que são muito importantes para o(s) próximo(s). Apesar dos cortes, o roteiro incluiu novas passagens, que ajudaram a tornar o filme um pouco mais engraçado (!?) O aprofundamento dado nas relações amorosas dos personagens foi excelente e conseguiu criar cenas cômicas e mais próximas da realidade juvenil, algo que J.K. Rowling não conseguiu dar em seus livros. As cenas de ação são poucas e eficientes e os efeitos especiais estão no mesmo nivel dos outros filmes, ou seja, excelentes, no entanto a cena inclusa do ataque A Toca (Casa da familia Weasley) foi completamente desnecessária e em nada ajudou na história.

Notei uma grande diferença na fotografia desse filme para os outros, não é tão sombrio quanto o terceiro, mas deixa uma sensação de que algo ruim esté sempre rondando, deixando algumas cenas fora de foco e com cores mais condensadas.

O elenco deu um grande salto, o que mais me decepcionou foi exatamente o protagonista que todos tanto elogiam, me pareceu que ele apertou um botão de piloto automático e não acrecentou nada de novo ao personagem, diferente de seus amigos Emma Watson e Rupert Grint. Alan Rickman (Snape) e Michael Ganbom (Dumbledore) ganharam um pouco mais de espaço e conseguiram mostrar porque são considerados grandes atores, outro que ganhou espaço foi Tom Felton (Draco Malfoy) e soube aproveitar bem seu espaço provando também ser um bom ator. Jim Broadment (Horacio Slughorne) foi a novidade do filme, também se saiu bem e mostou um personagem fiel ao esperito do filme. Senti falta de Ralph Fiennes (Voldemort), outro excelente ator, apesar de seu personagem ser sempre citado.

A trilha sonora, assim como Daniel Radcliff, não apresenta grandes novidades, apenas um pouco de mais do mesmo dos outros filmes.

O desfecho do filme que guarda grandes surpresas foi feito da forma mais incorreta possível, achei que (apesar de já saber o que aconteceria) choraria até não poder mais (novamente um personagem morre), no entanto aparentemente o diretor quis poupar o público e a cena ficou fraca e nem um pouco emocionante e ao contrário dos outros filmes, o final desde filme é bem mais aberto, o que vai tornar ainda mais aungustiante a espera pelos próximos filmes (o último, As reliquias da morte, será dividido em duas partes)

Nota: 7,5
Recomendação: Se você é fã dos livros tente, por mais dificil que seja, separar o livro do filme. Se você nunca leu os livros, vá sem medo, um bom entretenimento o aguarda.

13 comentários:

Thiago Paulo disse...

Nossa, que medo de não gostar. Porque o último filme não foi oque eu esperava, mesmo, sabendo que é impossivel ser super fiel ao livro. Sinceramente, não sei por insistem neste diretor... E ainda fiquei sabendo que el já começo a filmar a RdM, que raiva.

Abraços... quando ver o filme te conto oque gostei e odiei...kkkk

Airton disse...

opaa ouvi dizer a msm coisa mas naum sou fã da serie soh vou ver qnd der tempo hehehhe

http://publicandobr.blogspot.com/2009/07/famosa-imagem-de-humphrey-bogart.html

Anne Lisboa disse...

Oi Ma!!
Vi ontem...achei BOM e só!
Fiquei pensando que o nome do filme poderia mudar para Rony Wesley... o Harry ficou apagado realmente.
Bju querido

altieres bruno machado junior disse...

Olá Marcos

Concordo plenamente com você. Não consigo separar livro de filme. Assisto o filme já pensando como ficou determinada cena que tem no livro. Por isso me decepcionei com esse Harry Potter, o final não é tão emocionante quanto no livro. Até a minha amiga que assistiu comigo e que nunca leu o livro achou que o final ficou a desejar, disse que teve pouca ação, mas no livro é cheio de ação.
Vamos esperar agora pelos dois últimos filmes...

Abraços e até mais.

Dewonny disse...

Olá Marcos!
Ñ sou fã de HP, só vejo os filmes por ver msm, até acho legais, mas nunca fiquei empolgado e na expectativa pelo filme seguinte, vou deixar pra ver esse muito futuramente!
Mas respeito claro todos q são admiradores e fãs do bruxinho, ñ tenho nada contra..hehe..
Abs! Diego!

Os melhores filmes do mundo disse...

Oii
Achei seu blog por ai :)
Tb adoro filmes e posto os filmes que eu mais gostei no meu blog.
Depois dê uma passada por la.
bjos

Roberto Simões disse...

Hum. Mesmo assim vou conferir no cinema. Tenho lido, no geral, coisas boas sobre ele.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema

J. Júnior disse...

Oi Marcos,

Obrigado por ter aceito a parceria com o blog Anexo Secreto e por ter se tornado seguidor!

Desculpe a demora para comentar novamente aqui no EPIPOCANDO... É que os últimos dias foram cheios!

Parabéns pelo seu excelente blog! Grande abraço!

J. Júnior disse...

Esqueci de dizer que o seu link também já foi adicionado! VALEU!

Rui Francisco Pereira disse...

deve ser interessante.

bom blog!

Rui Francisco Pereira disse...

deve ser interessante

bom blog!

Unknown disse...

Assim como vc esperava mais do filme e também dizia a mim mesma, o Filme não é o Livro. Mas me surpreendi com a atuação de Rupert Grint(Rony) ao meu ver ele foi o grande protagonista do filme.
Keli

Marcos Ribeiro disse...

Thiago/Altieres/Keli: Realmente é bem complicado separar filmeXlivro...mas o resultado não é de todo o pior...fica no meio termo mesmo...

Airton/Dewonny/Filipi/Jackie Brown: Espero que já tenham visto o filme agora...e ai o que acharam?

Anne: Concordo...Rony roubou muuuito a cena no filme.

Melhores filmes do mundo/J. Júnior: Já sou seguidor do blog de vocÊs também! Sejam bem vindos!

Obrigado por todos os comentários!