segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Clássicos de sessão da tarde: Darkman - Vingança sem rosto

Boa noite!

Mês passado comecei essa área aqui do blog...e a idéia é ser uma crítica por mês. A de agosto demorou, mas enfim chegou, e seguindo a resenha anterior de um filme do Sam Raimi, decidi pegar mais um dele.

Sinopse: Liam Neeson interpreta o Dr. Peyton, um cientista que está desenvolvendo um tipo de "pele artificial" e namora uma mulher chamada Julie (Frances McDormand) que trabalha em algo que não é muito bem explicado...mas enfim, seu chefe pretende construir um grande conglomerado de edificios e a Julie tem alguns documentos que comprovam que ele pagou propina para chegar a seus objetivos...os tais documentos estavam no laboratório do Dr. Peyton e quando os capangas chegam lá para pega-los eles destroem seu laboratório e depois o explodem. Desfigurado e submetido a um procedimento médico experimental que "desliga" os nervos de seu corpo, o que faz com que ele não sinta dor e tenha uma força descomunal, o Dr. Peyton busca por vingança e se torna: DARKMAN!

O filme: Lembro de ver esse filme quando criança e de brincar de Darkman...era um dos meus filmes de super herói favoritos na época e assistindo ao filme hoje vi que ele não perde nada em qualidade de roteiro para os filmes atuais.

O roteiro tem uma preocupação em mostrar os relacionamentos e as motivações dos personagens centrais antes de começar com toda a ação (Diferente de Batman do Burton por exemplo que já começa pelo meio da história...). Uma das melhores cenas é logo a do inicio que mostra como funciona a mente do vilão do filme e explica que já existe a muito tempo e que não "surgiu do nada" apenas para servir de antagonista.

A trilha sonora é lembra bastante a de filmes como Homem Aranha e Batman, exatamente por ser composta pelo mesmo Danny Elfman, que não é exatamente um poço de criatividade, apesar de ter feito um excelente trabalho em A Fantástica Fábrica de chocolates (Burton novamente...).

A atuação do Liam Neeson é feita com a mesma qualidade que o ator sempre coloca em seus personagens. Frances e o restante do elenco não tem nada demais, até mesmo por serem personagens mais comuns...

A direção do Sam Raimi é carregada de seus maneirismos de sempre, presente até em seus filmes atuais. Os vários closes, gritos descontrolados, os créditos iniciais com vários efeitos especiais (Os de Darkman são bem simples na verdade...mas pra época não sei se eram considerados assim) e as imagens nojentas também estão lá: O rosto exageradamente desfigurado, os closes na pele sendo queimada e ou derretida ou se desfazendo...

E o final ainda tem uma participação efetiva de Bruce Campbell, o mesmo ator de Evil Dead.

Um bom filme facilmente encontrado nos bandejões de R$12,90 das lojas americanas...







Até mais!

sábado, 22 de agosto de 2009

Arrasta-me de volta ao passado...

Boa noite!

Essa semana fui conferir o novo filme de Sam Raimi: Arrasta-me pro inferno.

Sinopse: A história é sobre uma gerente de banco que quer crescer em sua carreira e para mostrar ao seu chefe que é capaz de tomar decisões dificeis no trabalho ela decide negar um empréstimo a uma senhora idosa, esta ao sentir-se humilhada lança uma maldição sobre a gerente e em três dias um demônio chamado Lâmia virá buscar sua alma e leva-la para o inferno.

O filme: Sou um admirador do trabalho do Sam Raimi, gosto muito dos três A morte do demônio (principalmente a terceira parte), Dom da premonição também é muito bom, sem contar os filmes do Aranha (excluindo a terceira parte que é terrível de doer...) e depois de sair do filme com a minha amiga falando mal do filme sem parar e eu tentando defender, fiquei me perguntando se o filme era realmente ruim e eu estava cego por gostar do diretor.

Desde o começo do filme você percebe o estilo de direção de Sam Raimi, os closes, os muitos gritos e os exageros. A trilha sonora caiu como uma luva para o filme ajudando a causar o clima de suspense nos momentos certos. Os efeitos são uma mista dos de antigamente ao CGI de hoje em dia, o que torna o filme mais uma homenagem aos filmes de terror que Raimi realizou no passado, o interessante disso foi mostrar que os mesmos truques que funcionavam antigamente ainda funcionam muito bem hoje em dia!
Todas as nojeiras de sempre estão lá: Os vômitos, os rostos em decomposição e mais vômitos e muito sangue e acabei percebem também que alguns desses "truques para assustar" tem efeito contrário, pois causam risadas, algumas cenas realmente foram feitas com esse objetivo, o que aproxima muito o filme do terror trash.

A atuação de Alison Lohman convence e a sua carinha angelical e a sua "suposta não culpa" faz com que a platéia sinta um misto de pena e raiva da personagem, mas o grande destaque vai mesmoa para a atriz Lorna Raver que interpreta a cigana, essa vai assombrar os pesadelos de muitos.

O roteiro é bem simples e não provoca nenhuma surpresa em nenhum momento do filme...para mim que trabalha como gerente em banco fica a mensagem: Nunca negar empréstimos a senhoras idosas cegas de um olho...

Nota: 7
Recomendação: Como terror funciona...pelo menos me assustei várias vezes. Como comédia também funciona (A cena do gatinho, gatinho é hilária...), mas acho que é um bom filme para se ver em casa numa noite fria de baixo das cobertas...
Até a próxima...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gentleman Broncos e Onde Vivem os Monstros

Boa noite!

Hoje postei dois trailers de filmes que chamaram a minha atenção.
Abaixo está o trailer do novo filme do diretor Jared Hess (Napoleon Dynamite e Nacho Libre), Gentlemen Bronco. O Trailer é hilário!

A História é sobre um estudante que descobre que um livro escrito por ele foi copiado por um famoso escritor de ficção cientifica.O Elenco conta com Michael Angarano, Ronald Chevalier, Jemaine Clement e Sam Rockwell. O filme sai lá fora em 30 de outubro, aqui ainda não tem previsão!



Para quem gostou eu recomendo assistir Napoleon Dynamite...

O segundo trailer é do filme Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are), de Spike Jonze, baseado no livro infantil de Maurice Sendak. Desde que vi o primeiro teaser já fiquei louco para ver esse filme, é um dos que eu mais espero pra ver. Estréia em 01/01/10 no Brasil.
Abaixo o trailer final legendado:

Até mais!

domingo, 9 de agosto de 2009

Destruindo a Terra no fim de semana...

Boa noite!

Este fim de semana decidi me dedicar a destruição do nosso planeta...Assisti "O dia em que a Terra parou" e "Presságio".

O dia em que a Terra parou:

Sinopse: Uma esfera gigante pousa no meio do Central Park em Nova York (Os Estados Unidos são um tipo de imã para pousos de alienigenas hostis) e de dentro dela sai um ser extra-terrestre chamado Klatus (Keanu Reeves) com o objetivo de anunciar a destruição do nosso querido planeta.

O filme: Fiquei bastante surpreendido, sempre li e escutei péssimas coisas sobre o filme e no entanto eu até gostei, não é o melhor filme do mundo, contudo, serve como um bom divertimento. A atuação de Keanu Reeves continua a mesma e caiu perfeita para um extra-terrestre, já que teoricamente ele é incapaz de sentir como um ser humano. Os efeitos especiais são muito bons. De resto não tem nada de surpreendente.

Nota: 7
Recomendação: Ótimo programa para um fim de semana que você não tenha nada para fazer e os melhores filmes já foram locados.


Presságio:

Sinopse: Em 1959 uma escola enterra uma capsula do tempo e uma das alunas que sofre alucinações coloca uma carta com uma série de números la dentro. 50 anos depois um garoto chamado Caleb recebe a carta da menina após a capsula ser reaberta, seu pai descobre que a série de números na verdade tem um significado: Eles mostram a data, o local e o número de mortos dos maiores acidentes dos últimos 50 anos. Começa então uma corrida para tentar impedir um evento de proporções catastróficas.

O filme: Nicolas Cage é um ator curioso, ele consegue fazer excelentes filmes, "O sol de cada manhã", filmes divertidos, "A lenda do tesouro perdido" e grandes bombas como "Motoqueiro Fantasma", "Sacrificio" e este filme.

Presságio começa bem, a cena inicial com a garota escrevendo a carta com os números é perturbadora e o restante do filme até segue uma boa linha...mas quando chega no fim do filme ele se perde em meio a uma infinidade de genêros diferentes e você já não sabe mais que tipo de filme está vendo.

A atuação do Nicolas Cage está entre as piores que ele já fez (Eu achava que nunca veria nada pior do que Motoqueiro...), o restante do elenco também não ajuda em nada. A trilha sonora é bem previsivel.

Nota: 3
Recomendação: Se todos os filmes bons estiverem locados e nem "O dia em que a Terra Parou" estiver por lá, alugue um filme que você já tenha visto e deixe pra ver esse quando passar na TV...

Se o mundo não acabar...até a próxima!

Trailer "Um Olhar do Paraíso - The lovely Bones - legendado

Boa noite!

Desde que assisti King Kong estou aguardando o novo filme de Peter Jackson e após muita espera eis que surge o trailer de Um olhar do Paraíso (The Lovely Bones). Confira abaixo o belissímo trailer legendado:

Até mais!