terça-feira, 30 de junho de 2009

Blog de Ouro...

Boa noite!

Hoje foi um dia muito feliz...ao entrar nos blogs que eu visito li uma noticia que o Blog Cinema Paradiso que é mantido pelos blogueiros Regina, Cris, e Gilberto recebeu o selo Blog de Ouro, um reconhecimento ao excelente trabalho que eles fazem no blog!

E a maior surpresa? Eles repassaram o selo para o meu blog!
Pessoal, muito obrigado por terem visitado o meu blog e terem achado ele merecedor do selo! Espero continuar postando noticias interessantes para todos nós, cinéfilos!
E aqui está o selo que recebi:
Gostaria de repassar o selo aos seguintes amigos:
- Blog da Vandinha por Natalia
- Publicando por Airton
- Cineroad por Filipe Assis
- Filmes.cine por Michely
Regras p/quem recebe indicação:
1) Exibir a imagem do selo;
2) Postar o link do blog que te indicou;
3) Indicar 4 blogs de sua preferência;
4) Avisar os seus indicados;
5) Publicar as regras;
6) Conferir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

Até mais!

Burton+Depp = Ótimo filme

Boa noite...

Hoje eu assisti, novamente, Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet de Tim Burton e me lembrei da primeira vez que vi um filme dele, Os fantasmas se divertem, péssima tradução para Beetle Juice e depois vieram Batman, Edward mãos-de-tesoura, A fantástica Fábrica de chocolates entre outros, mas uma coisa é fato: É fácil descobrir que se trata de um filme do Burton logo na primeira cena!

O parcei mais recorrente nos filmes de Tim Burton é Johnny Depp, que caiu como uma luva para o personagem principal, o ótimo ator nos entrega uma das suas melhores atuações e surprende com uma bela voz e até mesmo Helen Bonham Carter provou que não basta ser esposa do diretor, tem que ter talento e isso ela tem de sobra.

Sinopse: A história se passa na Londres do séc XIX, quando um barbeiro chamado Benjamin Barker decide se vingar daqueles que causaram a morte da sua esposa, a partir dai ele muda seu nome para Sweeney Todd e forma uma "sociedade" com a Mss. Lovett que passa a vender tortas com um recheio "especial".

A fotografia segue o mesmo padrão dos filmes anteriores do Tim Burton, muitas cenas escuras, no entanto em uma das canções, By the sea, o tom de cores muda completamente e se choca com o restante do filme, deixando-o ainda mais belo.


Nota: 9

Recomendação: Se você não gosta de musicais, passe longe desse filme, ele é 95% cantado. Se gosta, como eu, é um prato cheio, pode ver que vai gostar!

domingo, 28 de junho de 2009

Pobre Michael Bay...

Boa noite!

Qual o problema em fazer filmes para divertir? Hoje fui assistir Transformers: A vingança dos derrotados e fui acompanhado de péssimas críticas e a maioria culpava sempre a mesma pessoa: Michael Bay.

Gosto do Michael Bay...ok, ele não tem nenhum drama e nenhum filme de "arte" no seu curriculo, mas tem algo que poucos tem: Grandes sucessos. Gostei muito de Armaggeddon (Confesso que meu olhos lacrimejam na cena final), A Ilha, Bad Boys, A rocha e até de Pearl Harbor.

Sobre Transformers eu não tenho do que reclamar, o segundo conseguiu ser muito superior ao primeiro. Os mesmos personagens estão lá, as mesmas situações engraçadas envolvendo a familia de Sam (Shia Labeouf) e as cenas de ação são extremamente caprichosas e dão aquele efeito de "encher os olhos", você não sabe para que canto da tela deve olhar, com medo de perder algo.

E é ai que está a magia do cinema, em emocionar e fazer os olhos brilharem...tinha uma criança sentada atrás de mim e eu não pude deixar de sorrir todas as vezes que ele soltava um "uoooouuu" ou um "noooossa" por causa das cenas de ação.

O roteiro conseguir dar uma boa continuidade a história do primeiro filme e soube novamente mesclar muito bem as cenas de ação com momentos de comédia.

Tudo bem, o filme não é apenas perfeição, como todo o filme existem alguns erros de continuidade e alguns personagens desnecessários (o robô carrinho de brinqueto que some do mesmo jeito que apareceu é um deles...fora a garota que flerta com o Sam na faculdade, ela chega a ser meio ridicula...), mas nada que prejudique o produto final.

Minha nota: 8
Recomendação: Não ligue para as criticas, se gosta de um bom filme de ação pode ir ver despreocupado.

Quem quer assistir um ótimo filme?

Boa noite!

Sexta-feira + frio = assistir filmes debaixo de uma boa coberta! Essa semana escolhi os dois grandes campeões de críticas e de indicações ao Oscar desse ano: Quem quer ser um milionário? e O Curioso caso de Benjamin Button.

Já tinha assistido ao filme de David Fincher no cinema e novamente me emocionei com a história de Benjamin, o home que nasce velho e rejuvenesce com o tempo. O roteiro foi muito bem escrito e soube escolher os melhores momentos de uma vida já muito interessante, intercalando momentos engraçados e dramáticos com diferenças de segundos entre um e outro.

Sou suspeito para falar do Brad Pitt (Acho um dos melhores atores na atualidade), mas ele conseguiu se superar nesse filme, tamanha a paixão com que ele se entregou ao personagem. Os efeitos são um espetáculo a parte...parecem atores diferentes que vivem o mesmo personagem.

Nota do filme? 10! Se recomendo? Não acredito que você ainda não tenha visto!!

Sobre Quem quer ser um milionário? apenas digo que entendo o motivo pelo qual ele levou a maior parte dos Oscar que Button não levou. O filme conta a hisória de um pobre garoto indiano que decide participar de um programa de TV apenas na esperança de encontrar a menina por quem é apaioxonado desde criança.

O roteiro é lindo. Ainda não li o livro para fazer comparações, mas eles conseguiram criar cenas clássicas (principalmente a do "mergulho" no banheiro, quem viu vai entender...). Não há como não se envolver com a história, parece ser tudo real...me peguei torcendo pelo menino na última pergunta!

A edição sempre mudando de cenas atuais para flashbacks torna o filme mais agil que Button e consequentemente o filme parece passar mais rápido.

Nota: 10
Recomendação: Se como eu você não viu no cinema, alugue o quanto antes...
Até mais!

domingo, 21 de junho de 2009

A arte imita a vida...

Boa noite!

Essa semana assisti novamente ao filme Zodiaco, de David Fincher. Para quem não conhece: Zodiaco foi um serial Killer que aterrorizou San Francisco na década de 60/70. Sua identidade nunca foi descoberta e ele é oficialmente culpado de 5 assassinatos, embora tenha assumido mais de 30. Fincher utilizou o livro "Zodiaco" de Robert Graysmith como base para seu filme.

Ao contrário do livro, extremamente detalhista, o filme ganhou um estilo mais ágil, passando pelos fatos sem se ater a detalhes técnicos e irrelevantes para o grande público. As atuações são boas, com destaque para Robert Downey Jr. A trilha sonora soube mesclar bem as músicas da época com as instrumentais criadas para o filme. A direção de arte é um epetáculo a parte, a década de 60/70 foi recriada com perfeição.

Sobre o DVD:
O que mais me chamou a atenção foi o making of, que contém diversas entrevistas com os envolvidos no filme e inclusive com policiais e com o próprio Graysmith, que vivenciaram todo o periodo. Todos foram unânimes em afirmar a preocupação d eFincher em apresentar todos os fatos possíveis, para que o espectador tirasse as suas próprias concluões e tentasse descobrir quem realmente era o Zodiaco. Ficou fanltando imagens reais da época em algum tipo de mini-documentário sobre o serial killer.

"Here is zodiac speaking..."


Até a próxima!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Batman depois de Batman.

Boa noite!

Como rever Batman depois de Batman Begins? Ou Batman, o retorno após O cavaleiro das trevas?
Lembro quando era criança e foi anunciado que iria passar Batman, até então um filme inédito, e me lembro como se fosse hoje de ficar esperando, contando os dias para que o filme passasse logo. A continuação então nem se fala...e isso se acontecia novamente, todas as vezes que o filme reprisava, o que não foram poucas.

Comprei o DVD desses dois filmes e os assisiti, mais uma vez, no entanto com um olhar diferente, o olhar de quem assistiu as versões arrebatadoras do Christopher Nolan, o olhar de quem viu a versão maniaca do Coringa de Heath Ledger e posso dizer, os filmes antigos continuam sendo excelentes.

É realmente engraçado ver como um diretor consegue, apesar de todas as influências de estudios, imprimir a sua marca aos filmes. Desde o começo você percebe ser um filme do Tim Burton e isso só se confirma no decorrer da história. História alías, convenhamos, não é muito bem contada nesses filmes, principalmente no primeiro, onde não existe uma explicação sobre como Bruce Wayne (Michael Keaton, o Batman com menos cara de Batman da história) se torna Batman.

Jack Nicholson faz um coringa perfeito para aquele filme, não se encaixaria de forma alguma em Cavaleiro das trevas, Dany de Vitto como Pinguin, por outro lado, se encaixaria. Seu Pinguin é um maniaco sexual louco. Michele Pfeiffer é perfeita, um rostinho angelical que se transforma quando coloca a máscara de mulher gato.

Fico triste em saber que depois disso o que veio foi Batman Eternamente e Batman e Robin, as duas piores besteiras cinematográficas já feitas.

Sobre os DVDs, eu comprei as edições simples, sem nenhum extra, no entanto existe no mercado as famigeradas versões definivas, em edições duplas e recheadas de extras.
Miau...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O arrependimento de ir ao cinema.

Boa noite!

Fui ver Uma noite no museu 2 e deixo as seguintes recomendações para quem quiser ver:
1 - Se você gostou do primeiro, vá!
2 - Se você acha o Ben Stiller engraçado, também pode ir;
3 - Gosta de piadas que são repetidas a exaustão até não terem a menor graça? Você vai amar o filme!
4 - História pra você não importa? Esse é o seu filme!
5 - Adora dormir no cinema? Filme perfeito...

Ok...detestei o primeiro filme e não vejo a menor graça no Ben Stiller, mas adoro cinema e infelizmente essa era a única opção a ser vista naquele momento, decidi então dar uma chance (Trovão tropical é excelente! E não foi dirigido pelo mesmo Ben Stiller que eu não gosto?).

Se arrependimento matasse...teria morrido logo nos primeiros quinze minutos do filme. A premissa do filme é a mesma do anterior: Pedrinha mágica da vida as peças do museu após o por do sol e novamente uma delas tem um plano de dominação mundial e blá blá blá...

Fiquei surpreendido em o quanto o roteiro ignora a inteligência do espectador...coisas acontecem no filme que simplesmente não podem ser ignoradas, como uma estátua de 6 metros de altura sair andando ou um polvo gigante nadando em frente a Casa Branca e ninguém, eu disse ninguém, reparar!

Recomendação final? Espere passar na sessão da tarde...se não tiver nada melhor eu outros canais...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A versão do diretor.

Boa noite!

Senhor dos Anéis, Sin City, King Kong, Blade Runner, Kill Bill entre tantos outros. Qual o motivo de os filmes não serem lançados em suas edições definitivas logo na sua primeira edição do DVD?

Ontem comprei o filme Blade Runner - Versão final do diretor, no entanto, logo após de pagar, me deparo com uma edição tripla que continha não apenas a versão que eu estava comprando e sim mais três versões do mesmo filme... Me senti enganado.

Ao comparar as duas edições descobri que pelo menos a versão que eu tinha comprado era a principal, e que o que eu mais perdia na verdade eram alguns extras inéditos. As versões definitivas, do diretor, corte final ou seja la que nomem receberem tem um único objetivo: Conseguir mais alguns trocados.

Ok...eu compraria uma versão com mais informações de um filme que eu já tivesse (pretendo fazer isso com Senhor dos Anéis). Mas o que mais irrita nisso tudo é o fato de essas versões mais que especiais NÃO CHEGAREM AO MERCADO BRASILEIRO! Faz mais de 5 anos que espero O Senhor dos Anéis e Sin City. O Tarantino promete uma nova versão para Kill Bill, contendo novas cenas em animação, mas como o filme atrasou muito para chegar aqui no cinema, minhas esperanças para o DVD são menores ainda.

Enfim, não fiquei nem um pouco decepcionado com a versão de Blade Runner que eu adquiri. O filme continua sendo excelente e é engraçado ver como era imaginado o futuro que nós praticamente vivemos hoje em dia e como as coisas ficaram extremamente diferentes. Os extras são inexistentes, mas o som e a imagem foram remasterizados.

Até mais!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O exterminador do Futuro: A Salvação

Boa noite!

Ano 2003:
Acabo de sair da sessão de Exterminador do Futuro 3: A rebelião das máquinas. Apesar de ler péssimas críticas sobre o filme, eu o achei interessante e corajoso, em dar um passo além na mitologia criada por James Cameron e abrindo novas e diferentes portas para as continuações.

Ano 2009:
Ontem assisiti a quarta continuação de Exterminador do Futuro. Novamente não fui acompanhado de boas críticas e dessa vez fui ver, não com um, mas com dois pés atrás. O principal motivo do meu receio: MCG. O diretor não me traz boa lembranças, a pior delas é a continuação de As panteras, que conseguiu ser pior que o primeiro, também dirigido por ele.

Sai da sessão aliviado. O filme conseguiu superar as minhas expecitativas. A história foi bem encaixada na cronologia (ou o mais próximo disso) e as cenas de ação são muito bem arquitetadas. O ponto fraco do filme é a pouca importância que eles dão a história de John Connor, não é explicado como ele consegue impor tanto respeito e admiração entre seus colegas e nem como chega ao posto que tem. O filme ainda guarda algumas surpresinhas (ou surpresões, dependendo do ponto de vista...) que eu prefiro não contar para não estragar.

Minha recomendação: Vá ver sem medos e sem muitas expectativas em encontrar o melhor exterminador já feito, apenas divirta-se vendo um novo filme.


I´ll be back!

Qual a necessidade de um novo Caça-fantasmas?

Boa noite!

Hoje lendo o site do omelete, vi mais uma vez uma noticia sobre a nova continuação dos Caça-fantasmas, ainda sem previsão de lançamento. A elaboração do roteiro está nos seus primeiros passos, os responsáveis são os mesmos roteiristas do seriado The Office (uma boa noticia?) sob a supervisão da Harold Ramis e Dan Aykroyd, roteiristas e atores dos originais. Os demias atores, embora ninguém tenham contrato assinado, garantem que voltam.

A verdade é que nos ultimos anos estamos vendo uma invasão de continuações e relançamentos de clássicos oitentistas: Indiana Jones, Transformers, Comandos em Ação entre outros...até o banco imobiliario está em fase de desenvolvimento!

A boa noticia: Indiana Jones foi tão bem nas bilheterias em 2008 quanto seus filmes anteriores, Transformers eu não vou nem comentar, ou seja, estão todos indo muito bem!

Muitos cinéfilos e admiradores de filmes antigos acham um verdadeiro sacrilégio reviver esses clássicos, o medo de que se estraguem é grande. Eu vejo tudo com bons olhos, uma forma de contar novamente uma boa história com recursos e enfoques diferentes. Vejam só a reinvenção do Peter Jackson para King Kong, infinitamente melhor (vamos debater isso em outro post).

Respondendo a pergunta acima: É necessário? Não sei...mas não vejo a hora de ouvir novamente a música tema!

GHOSTBUSTERS!!

sábado, 6 de junho de 2009

A morte lhe cai bem



Titulo original: Death Becomes Her
Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Goldie Hawn, Bruce Willis e Meryl Streep
Ano de lançamento: 1992

Lembro-me de assistir esse filme pela primeira vez no SBT, na ocasião o canal não era muito bem sintonizado (época de bom bril na antena sabe?), e não consegui ver o filme, apenas me lembrava da cena final e que eu ria muito nela. Certo dia encontrei o DVD e não resisti, comprei. O filme é realmente cômico, roteiro interessante e interpretações perfeitas e seguras do trio, que aliás, não é um trio qualquer.

Quando assisti novamente esse filme alguns dias atrás e resolvi comentar sobre ele no twitter e depois aqui no blog, procurei o trailer no Youtube e descobri que continha diversas cenas cortadas do filme.

O DVD não é dos melhores. O canal de som é 2.0 e a imagem não foi remasterizada. Os extras são três: Bastidores, notas de produção e notas sobre elenco e realizadores. Nada legendado. Deixou a desejar.

Filme nota: 8
DVD nota: 4

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pipocando sobre o primeiro post.

Quarta-feira, 2:30 AM...estava rolando na cama sem conseguir, pensando na nova "modinha" do twitter (por acaso o meu é www.twitter.com/marquinhosp) e que desde que criei o meu só colocava coisas sobre cinema, dai surgiu a idéia de montar um blog.

Hoje, 8:30 AM comecei a colocar a idéia em prática...a primeira e mais dificil decisão foi escolher um nome para o blog e escolhi vários, muito melhores do que este que está aqui, mas eram tão bons que já existiam. Subitamente me surge o nome "pipocando", onde posso fazer uma brincadeira com "palavreando" e a surpresa? O nome já está registrado no blogspot. No entanto, o blog em si já não existe, por isso a letra "e" na frente de "pipocando", o que me passa a sensação de algo "on line".

Agora, 9:12 AM, já estou atrasado para ir ao trabalho e não escrevi nada sobre cinema no meu promeiro post em um blog de cinema...prometo que o farei em breve. Aliás, pipocando sobre o tema do blog (entendeu a jogada?), o que vamos ver aqui serão pequenas resenhas, indicações de filmes, noticias e afins...tudo relacionado a cinema, no entanto não espere noticias de atrizes que se divorciaram, de quem foi encontrado bêbado e etc...

Hasta la vista baby...